sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

O nascimento da alegria... no circo


Apenas com dois ensaios, em que aprendeu a coreografa criada pelo Paulo Magalhães, a Catarina pulou da caixa de música como se tivesse acabado de sair da Escola de Dança do Conservatório Nacional. Os músculos das pernas pareciam guardar a memória dos movimentos dançados na juventude, libertados por um espírito jovem num corpo com fôlego de meia idade. Uma boneca bailarina, tornada real pela fantasia duma criança; ela dançou sobre a ponta dos pés, rodou e saltitou na pista de areia do Circo Victor Hugo Cardinali.

Depois do número de abertura, trocou o tutu (um figurino da Mafalda Estacio) por um vestido escuro esmeralda (desenhado pelo Nuno Baltazar), e pisou a arena, ao som duma marcha, ladeada pela família do circo. Pelo quarto ano consecutivo, cabia-lhe a apresentação da festa de Natal da RTP, transmitida pela estação no próprio dia de Natal, mas gravada dias antes, no dia 17 de Dezembro de 2013, na tenda montada no Parque das Nações, em Lisboa.

A apresentação foi repartida com o José Pedro Vasconcelos, dum registo mais brincalhão, cuja brincadeira com a gata Catarina valeu-lhe o encerramento na gaiola dos leões. Ela, sem vontade de ser domadora, volta o seu olhar fascinado para os artistas voadores no espaço aéreo circo, para os números com fitas suspensas e para o trapézio. Ficou dito: para o ano será ela, lá em cima.

Veja mais em http://catarinafurtado.netne.net/circodenataldartp.html